Notícias
Marketing Contábil - Você já utiliza essa ferramenta gratuita do Google?
A ideia de que para aparecer no google você precisa pagar é bastante comum, porem ele também oferece ferramentas gratuitas que só demandam de cadastro e atualizações.
Encarar a revolução digital que ocorreu não só na Contabilidade como no mundo é algo que desafia tudo que até então aprendemos, por mais que altere a nossa rotina, é essencial acompanhar e tratar a mudança de forma organizada e ágil, este é o caminho para o crescimento.
Tudo é Marketing, o pão mais bonito na prateleira, a roupa no manequim, as cores das marcas, mas esses são vísiveis, a Contabilidade ficou com a parte mais díficil, demonstrar resultados, antigamente acreditavamos que isso só poderia ser feito no marketing "boca a boca", mas tudo mudou.
Encarar a revolução digital que ocorreu não só na Contabilidade como no mundo é algo que desafia tudo que até então aprendemos, por mais que altere a nossa rotina, é essencial acompanhar e tratar a mudança de forma organizada e ágil, este é o caminho para o crescimento, por isso separamos uma ferramenta totalmente gratuita que vão te ajudar a conquistar novos clientes.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que a sua empresa gerencie suas presenças on-line no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Maps. Ao verificar e editar as informações da sua empresa, você ajuda as empresas a encontrá-la e pode contar sua história a eles.
Esse mecanismo traz maior visibilidade para a contabilidade, uma vez que na hora da busca, todos que estiverem próximos dela serão convidados a avaliar o negócio. Ou seja, mesmo que nunca tenham ouvido falar do seu negócio, ele passará a conhecê-lo através do CTA do Google.
Através desta ferramenta você consegue exibir informações relevantes sobre a sua empresa como por exemplo, a localização pelo Google Maps, os dados de contato como telefone, e-mail, e site, o horário em que ela funciona e até imagens internas da empresa. Além de outras informações como compartilhamento de perfis em outras redes sociais e comentários de clientes.
Todos esses dados irão contribuir para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa do Google e isso, consequentemente, faz com que ela se torne mais conhecida e mais relevante no mercado, garantindo assim, certa autoridade.
Mas como qualquer conteúdo é importante manter atualizado, ler e responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz, dessa forma, você mostra aos clientes seus diferenciais e da ainda mais motivos para escolherem sua empresa.
Segundo o google empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas.
Nesta ferramenta você também pode ver insights de como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são, o que facilitaria uma campanha paga futuramente. Também é possível ver informações como quantas pessoas ligaram diretamente para sua empresa usando o número de telefone que aparece nos resultados de pesquisa local na Pesquisa Google e no Maps.
O cadastro para iniciar é bastante tranquilo e esta ferramenta é gratuita, o que facilita bastante para as pequenas e médias empresas.
Como fazer seu cadastro
Antes de iniciar um novo cadastro, pesquise seu próprio comércio no Google, digite o nome da sua contabilidade e seu bairro, vai aparecer uma lista de comércios com o mesmo perfil, em primeiro lugar, aparecerão aqueles que já têm um cadastro mais completo e são mais acessados. Se o seu comércio não aparece entre eles, procure no link da lista “mais lugares”. Pode ser que seu comércio já esteja lá! Neste caso, é só clicar em sugerir uma edição e completar as informações conforme as dicas que falarei mais adiante.
Se não apareceu nada, é só incluir sua Contabilidade como um lugar no Google Maps. Para fazer isso, acesse o Google, busque por "Google Maps" e procure o endereço de sua loja no mapa. Depois clique em “adicionar um lugar ausente”. Vai aparecer essa imagem:
Além de completar as primeiras informações, clique em “reivindicar esta empresa” e complete o cadastro. O Google vai incluir as informações na mesma hora, porém, para garantir que você é o dono deste negócio e que pode receber todas as informações e estatísticas de acesso, é importante que você confirme os dados. O Google vai enviar duas formas de confirmação: por telefone ou carta. Escolha a melhor opção (claro que por telefone é mais rápido) e conclua o cadastro como negócio.
Como em um meio físico, quando uma pessoa pesquisa no Google por um segmento, vão aparecer, além do seu, os concorrentes. Então é importante caprichar na sua apresentação, peça para seus clientes fazerem avaliações e comentários, quanto mais tiver, melhor é sua pontuação.
Agora outra dica que poucos usam: nomeie suas fotos com palavras chaves, são palavras mais usadas para buscas no Google, e portanto, aparecem nos primeiros resultados. Por exemplo, “contabilidade no jardim paulista”, ou com o próprio nome de seu comércio “Exata Contabilidade”. A primeira opção tem mais chance de aparecer porque é mais provável um número maior de pessoas pesquisando dessa forma do que pelo nome de seu comércio; porém, se o cliente sabe o nome de sua loja e quer encontrá-la especificamente, então a segunda opção é a melhor.
Essa é apenas uma das ferramentas que pode utilizar para tornar a sua contabilidade digital, logo lhe traremos outras ferramentas para que assim você transforme sua Contabilidade em um negócio digital, afinal 60% dos processos de compra começam na internet.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.0409 | 6.0419 |
Euro/Real Brasileiro | 6.3452 | 6.3613 |
Atualizado em: 04/12/2024 23:13 |
Indicadores de inflação
09/2024 | 10/2024 | 11/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,03% | 1,54% | |
IGP-M | 0,62% | 1,52% | 1,30% |
INCC-DI | 0,58% | 0,68% | |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,61% | |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,80% | 1,17% |
IPC (FGV) | 0,63% | 0,30% | |
IPCA (IBGE) | 0,44% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,13% | 0,54% | 0,62% |
IVAR (FGV) | 0,33% | -0,89% |