Notícias
Por que as parcerias se tornaram uma importante estratégia nos negócios
Firmar parceria com outra empresa significa aliar forças, complementar operações e potencializar o que cada uma tem de melhor para oferecer ao cliente
Realizar parcerias tem sido uma aposta crescente das empresas que querem agregar valor aos seus negócios, visando a realização de um projeto conjunto que resulte em lucratividade. “As verdadeiras parcerias são aquelas que ambas as empresas se beneficiam mais do que se agissem isoladamente. A união tem que ser de interesse de ambas as partes e proporcionar vantagens para as duas empresas”, afirma Marcelo Loiacono, diretor de marketing e novos negócios da XGEN, especializada em plataformas de Inteligência Artificial para canais de atendimento
Segundo Loiacono, as razões pelas quais as parcerias representam vantagem são as seguintes:
Aumento de competitividade: Ao se aliar com outra empresa, é possível aproveitar melhor os processos envolvidos no negócio, sejam eles de produção, comerciais ou logísticos, reduzindo custos e aumentando a eficiência de cada um. Outro fator importante que gera aumento de competitividade é atuar junto a uma fatia de mercado maior e, consequentemente, gerar uma exposição maior à marca
Aumento da área de atuação: Oferecer produtos em outros mercados irá gerar aumento de vendas, com consequente aumento de produção e diluição dos custos fixos da operação, o que, possivelmente tornará o negócio mais rentável. Outro benefício gerado pela parceria é oferecer uma gama maior de produtos ao mercado, muitas vezes, complementares.
Fortalecimento perante fornecedores: Ao ampliar o campo de atuação e passar a vender para mais consumidores, a empresa irá precisar de mais matéria prima, fortalecendo seu poder de negociação com os fornecedores.
Otimização de processos: O mais comum é o melhor aproveitamento das estruturas comerciais e logísticas, mas muitas vezes obtém-se também benefício no compartilhamento dos processos produtivos e de gestão.
Soma de competências: A melhor forma de gerar diferencial competitivo é aliar-se a quem é capaz de agregar valor ao seu produto. Pode ser um processo produtivo mais eficiente e barato, um departamento comercial mais agressivo, uma logística mais rápida e mais barata.
“Firmar parceria com outra empresa significa aliar forças, complementar operações e potencializar o que cada uma tem de melhor para oferecer ao cliente. Mas, antes, é preciso definir o objetivo da parceria. Avalie quais os principais propósitos da estratégia. O intuito da aliança é melhorar a logística da empresa? Reduzir custos? Aumentar as vendas? Afinal, qual o meu real interesse nessa parceria? Além disso, observe o mercado e analise que tipo de negócio seria vantajoso para seus clientes atuais e o que você receberia em troca por ceder o acesso aos seus clientes. O ideal é pesquisar a empresa antes de propor uma parceria. Conheça suas visões de futuro, seus anseios de crescimento, suas formas de gestão e suas filosofias. Com critérios em mãos, fica mais fácil constatar se a aliança vale à pena ou não”, finaliza Marcelo Loiacono, da XGEN.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7947 | 5.7955 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1026 | 6.1106 |
Atualizado em: 15/11/2024 18:59 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |