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Você sabe medir a capacidade produtiva na sua empresa?

E um desafio ainda maior que o título desta reflexão: como medir a capacidade produtiva de cada integrante da sua equipe?

Podemos constatar, através da mídia, notícias de que o Brasil vem crescendo em vários setores da economia, graças ao aumento do poder aquisitivo entre os brasileiros. Este público consumidor está adquirindo produtos que não costumava comprar e, portanto, se torna mais exigente. Logo, o crescimento citado também reflete em aumento da cobrança por parte dos clientes, que reivindicam uma melhora significativa e constante nos serviços ou produtos de alto nível.

Uma empresa que tem como base o desenvolvimento de pessoas vai suportar e atender as exigências que o mercado impõe. Poderia citar inúmeros exemplos de empresas que se destacam em engajamento e capacitação, mas o fato é que elas estão buscando o autoconhecimento. Tais empresas aprimoram capacidades e habilidades das pessoas e como benefício desta equação, colaboradores e clientes ficam satisfeitos; além de resultados extraordinários que são facultados à empresa. Chamamos esta relação de ganha x ganha x ganha:

Clientes ganham: Atendimento e prestação de serviço de alto nível, garantindo lealdade e crescimento no volume de compras;

Funcionários ganham: Aumento da capacidade de atuação, conhecimento e desenvolvimento;

Empresários ganham: Funcionários capacitados e engajados, prontos para oferecer resultados extraordinários.

Para alavancar o desempenho e a capacitação dos funcionários, gerando resultados significativos, eis alguns caminhos: treinamentos, workshops, palestras, programa de desenvolvimento de liderança, avaliação de desempenho e coaching.

Existem treinamentos convencionais, onde são expostos diversos conceitos, técnicas e informações que não trabalham efetivamente o hemisfério cerebral direito, responsável por nossa inteligência emocional. Quando a mensagem é transmitida sem conteúdo emocional agregado, nosso sistema neurológico deflagra sua tendência inata de descartar a mensagem. É por esta razão que nos recordamos facilmente dos momentos mais emocionantes das nossas vidas, mas nos vemos incapazes de lembrar aquela aula de matemática, por exemplo.

Já o treinamento comportamental, com sua metodologia que mescla constante e profundamente informação e emoção, propicia maior retenção do que se trabalhou durante a aprendizagem. A emoção também é componente fundamental para alterações reais e duradouras no comportamento dos participantes.

O grande diferencial competitivo é o perfil comportamental das pessoas. Cerca de 70% das variáveis que diferenciam um (a) profissional muito bem sucedido (a) dos demais estão relacionadas com seu perfil de comportamento. Quando as pessoas são questionadas a descrever alguém de sucesso, 90% das respostas são em termos comportamentais.

As empresas contratam ao avaliar tecnicamente os candidatos: escolaridade, qualificação profissional, experiências e conhecimento acadêmico. Já as demissões e promoções, geralmente, são baseadas nos comportamentos: proativo (a), flexível, arrogante, imprudente, etc.

Portanto, uma empresa que desenvolve a prática de treinamento constante, em formato de programa, aumenta a sua capacidade de atrair e reter talentos.

Para assegurar o retorno do investimento demandado, é necessário, primordialmente, compreender que todo ser humano é dotado de potencial produtivo. O que varia é o potencial descoberto e praticado por cada um. Em média, o ser humano não utiliza mais que 20% de seu potencial produtivo.

Como está sendo utilizada a capacidade produtiva da sua equipe e da sua empresa?

Pense nisso e sucesso sempre!

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