Notícias
Como fazer um brainstorm produtivo?
Essa tempestade pode trazer ótimos resultados para as empresas
Na economia, ela é uma concorrência rara de fatores apontados pelo "profeta" Nouriel Roubini que pode ameaçar a estabilidade econômica global. Na natureza, foi um fenômeno climático secular que atingiu a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá, com furacões e ondas de 10 metros, deixando um prejuízo de US$ 200 milhões e cerca de 30 mortos. Mas nos negócios, essa tempestade pode trazer ótimos resultados para as empresas: chama-se brainstorming.
Ao contrário das demais, ela não vem ao sabor dos ventos ou das circunstâncias. Em certa medida, pode ser provocada, canalizada e mensurada, servindo como um excelente instrumento de estímulo à criatividade, transformação, geração de ideias e de novas soluções para os problemas. "Sua importância é total, visto que além de apoiar no processo de surgimento de novas ideias, o brainstorming auxilia em diagnosticar como está a empresa ou os resultados de uma área", afirma Irina Bezzan, headhunter da CPIM Morson International Group do Brasil.
Enquanto isso, Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza, defende que o objetivo principal do brainstorming é "criar o maior número de ideias acerca de um tema previamente selecionado, mas também para identificar problemas no questionamento de causas ou para se fazer a análise da relação causa-efeito".
A técnica, apesar de ser disseminada na atual dinâmica dos negócios, já possui algumas décadas. O conceito foi elaborado em 1942 por Alex Faickney Osborn, executivo do segmento de publicidade e propaganda, no livro How to Think Up. Mesmo assim, o brainstorming encontra resistência nas organizações brasileiras e nos próprios profissionais, reticentes em apresentar ideias que possam ser ridicularizadas.
O processo
1. Investigação do problema
2. Reunião da equipe e das informações
3. Definição do foco
4. Interação
5. Inspiração
6. Geração de ideias
7. Integração ou agrupamento
8. Implementação
Medidas para solucionar
Evitar debates nas sessões de brainstorming – o objetivo é a apresentação da maior quantidade possível de ideias diferentes e estimular discussões de modo a mitigar a inibição.
Não desprezar nenhuma ideia – pelo mesmo motivo da medida anterior: se uma ideia for descartada logo de cara, os demais participantes naturalmente irão se sentir menos à vontade, e uma ótima ideia pode ser perdida.
Modificar ou recombinar ideias apresentadas – com a apresentação das ideias, outras novas podem surgir a partir das primeiras, a partir de uma junção. Essas ideias também devem ser apresentadas na dinâmica.
Igualdade de oportunidades – uma das tarefas essenciais da liderança é eliminar qualquer tipo de hierarquia em uma reunião de brainstorming, favorecendo todos os profissionais com a chance de apresentarem suas ideias, sem qualquer tipo de discriminação.
Fugir das análises – a apreciação crítica das ideias faz parte de uma etapa posterior, durante o seu teste de viabilidade. No brainstorming, o objetivo não é avaliar o conteúdo de forma crítica, mas buscar diferentes soluções para novos problemas.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6889 | 5.6919 |
Euro/Real Brasileiro | 6.48508 | 6.50195 |
Atualizado em: 25/04/2025 18:45 |
Indicadores de inflação
01/2025 | 02/2025 | 03/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,11% | 1,00% | -0,50% |
IGP-M | 0,27% | 1,06% | -0,34% |
INCC-DI | 0,83% | 0,40% | 0,39% |
INPC (IBGE) | 0,00% | 1,48% | 0,51% |
IPC (FIPE) | 0,24% | 0,51% | 0,62% |
IPC (FGV) | 0,02% | 1,18% | 0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,16% | 1,31% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,11% | 1,23% | 0,64% |
IVAR (FGV) | 3,73% | 1,81% | -0,31% |